Fazenda do Mel

Observação de Pássaros

Pássaros da Região

Uma das atividades que mais encanta quem vem à Fazenda do Mel, é a observação de pássaros. Temos uma lista de 196 espécies que fica à disposição do hóspede e uma exposição de fotos de fotógrafos incríveis como, GUSTAVO PEDRO, LUIS BARONI, LUANA BIANQUINI, GABRIEL MELLO, ARTHUR FREIRE, e outros observadores que nos visitam.

Maravilhoso é fazer uma caminhada por suas trilhas: a cada curva do caminho surge um cenário surpreendente, um som diferente, um bater de asas chama atenção entre as folhagens e um tangará surge, inesperadamente, fazendo sua dança pré nupcial, ou pequenos beija-flores pulam de flor em flor, em cores vibrantes, disputando seu néctar, um jacu faz barulho assustador, quando voa de uma árvore para outra, buscando frutas maduros, como caquis, goiabas e amoras. Nas manhãs frias é possível ver, um grande gavião cortando o céu, procurando alimento ou, numa noite escura de céu estrelado, entre pirilampos e vaga-lumes, o piado de uma coruja branca nos envolve em imagens de contos de fada e feitiçarias.

Pontos de observação em lugares variados, trazem a possibilidade de ver uma diversidade enorme de pássaros, uma festa para os observadores!

Mata fechada: com árvores mais altas, este ambiente protegido por sombras, é o lugar favorito para muitas aves que não gostam de se expor. E a audição que vai revelar os pássaros mais escondidos. A Trilha dos Pássaros, e dos Macacos, são bons exemplos.

Lagos e brejos: na beira de Lago das Lontras com plantas aquáticas, entre taboas e aguapés, é ótimo observar pássaros que gostam de água e luz, como saracuras, garças, Martim pescador, soco-boi, e outros.

Caminhos na beira das matas e das margens do riacho que nasce na fazenda, como na Trilha da Cachoeira Arco Íris, são ideais para o observar algumas espécies de aves como Bem te Vis, João Tenenem, e outros.

Espaços abertos, como as pastagens desfilam Gaviões, Marias-Faceiras, Seriemas e Quero-Queros.

Comedouros em volta do restaurante, atraem lindos Ties Sangue, Saíras coloridas, Sabiás do Campo em bandos, pequenos Ferros Velhos, imponentes Japus, escandalosas Gralhas do campo e outros que fazem no café da manha, um show a parte... O observador de aves passa a fazer parte da natureza: precisa caminhar em silêncio e ser paciente, quem correr ou falar alto irá espantar as aves. Por isso, a observação cria uma relação de respeito e harmonia com a natureza. Há um despertar dos sentidos, não apenas para as aves, mas para o habitat delas, a mata, a natureza!
A Fazenda do Mel é uma área de preservação ambiental, que oferece banhos de cachoeira e piscina natural, alimentação saudável e saborosa, muita paz, mas é , antes de tudo o lugar perfeito para os apaixonados por pássaros.

Link da lista de espécies feita pela Táxeus - 2016. Clique aqui

Reservar
Compartilhe